Graffiti Fine Art (MuBE)

Fabio Costa “Fagu” é diretor de Arte e pós-graduado em História da Arte. Tem a fotografia como segunda profissão e primeira paixão. Há mais de 5 anos fotografa diariamente cores, formas e histórias por onde passa. Busca no cotidiano, pela fotografia, sensibilidade e sabedoria. Seu tema é a vida, os dias, as ruas, graffitis, pessoas e tudo o que o encantar. Em resumo: é um fotógrafo eclético, apaixonado pela estética e por contar histórias. Fabio Costa “Fagu“.

O Graffiti Fine Art é a 1ª Bienal Internacional de Graffiti que acontece no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), de 03 de setembro a 03 de outubro de 2010.

“A efemeridade do graffiti é o que faz dessa arte o que ela é. Essa incansável superacão do dia a dia nas ruas, dos muros, da soberania de quem vence. A realidade urbana é implacável, não poupa nada, nem valores. Não se preocupa se foram minutos, horas ou dias de trabalho naquele pedaço de cidade. De repente tudo aquilo se foi, não existe mais e está livre para que outra história passe por ali.
A fotografia, enquanto membro dessa realidade, cumpre seu papel de registrar essas histórias, de proteger essa manifestação, para que seja analisada, criticada, odiada ou amada futuramente. Esse registro é feito por uma outra pessoa, que normalmente desconhece as ideais de quem fez esses graffitis. Às vezes conhece o artista, mas dificilmente conhece a história daquela parede e, somado a isso, registra o seu ponto de vista daquilo que também está acerca daquele muro com seu ponto de vista.
Buscando muito mais que apenas o registro documental das paredes produzidas, a fotografia de graffiti pode mostrar uma realidade não vista em jornais e revistas, uma realidade questionadora, cruel, porém colorida e, em certos casos, cômica, com um lado sarcástico, que leva o graffiti e a fotografia a um múltiplo comum, criando uma obra única, como uma representatividade cultural e documental muito importante para os estudos de uma época, lugar e cultura.”
– Flávio Samelo (curador do núcleo de fotografia)

A Bienal conta com o apoio do Holiday Inn, que abriga em seu lobby algumas obras dos artistas. A entrada no evento é gratuita, e a programação pode ser conferida aqui.

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: